Para quem ainda não sabe, desde agosto deste ano, as amarras da Ordem dos Músicos do Brasil foram, finalmente, desfeitas. O STF decidiu no RE 414426, de forma justa, que não existe mais obrigatoriedade de se filiar à Ordem dos Músicos para ser músico e divulgar sua arte.
A arte não pode depender de burocracias para ser externada e essa decisão só ratificou o bom senso de que a arte depende apenas da criatividade de seu autor. Qualquer associação só deve existir para resguardar o direito do criador em relação à sua criação, não para tolher o direito de ser artista.
Se até a exigência do diploma de jornalista foi derrubada pela mesma Corte em razão da liberdade de profissão e de opinião, mais urgente se fazia uma defesa da liberdade artística contra instituições que só causam ônus à arte. Essa defesa foi devidamente feita pelo STF.
Portanto, façamos música sem medo, agora o que vale é a arte.
Cada um tem o direito de se manifestar das mais variadas formas, a arte é uma delas. Como não sou artista prefiro me manifestar através de minha opinião, é claro, com todo o respeito.
ResponderExcluirExatamente, já pensou se para manifestar sua opinião vc tivesse que fazer parte, obrigatoriamente, de determinada associação?
ResponderExcluirEra essa agressão que os músicos sofriam em suas manifestações artísticas.