Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Escala de tamanho dos planetas

Todos nós aprendemos que nosso sistema solar é formado por vários planetas além da Terra. Também sabemos que eles orbitam em torno do sol. Porém, uma vez que vemos todos os planetas daqui da terra (alguns apenas com instrumentos óticos), eles se apresentam para nós apenas como um pequeno ponto no céu noturno. Já o sol aparenta, para nós, o tamanho da lua.
Poucos de nós tem uma noção exata do tamanho desses astros, e mesmo que se tenha números de seus volumes e circunferências, dificilmente conseguimos fazer uma relação entre seus tamanhos.
Na figura abaixo temos a comparação da terra com seus companheiros menores:


Essa primeira comparação soa até familiar para nós, uma vez que, como estamos na Terra, todo o resto parece ser bem menor. Porém, mesmo assim não são tão menores como aparentam, visualmente, daqui. Vênus, a famosa "estrela Dalva", é quase do tamanho da Terra.
A surpresa, para alguns, começa com a comparação com os outros planetas do nosso sistema solar:


A partir daí, começamos a notar que nosso planeta não é tão destacado, nem mesmo nas redondezas do nosso sol. Júpiter, o maior planeta, é 1.300 vezes maior do que a terra. Sim, ele é um daqueles pontinhos que vemos sobre nossas cabeças em noites estreladas. Imaginem a distancia que ele está para que tenha esse tamanho aparente...
E isso porque nós estamos falando apenas do nosso pequeno sistema solar.
Quando comparamos com o nosso astro rei (Não, não estou falando do Roberto Carlos), aí quase não encontramos nossa Terra, que é apenas um pontinho dentro da escala do nosso sistema solar:



Conseguiram localizar a Terra na foto? Sigam a seta...
Pois é, nosso maravilhoso planeta não passa de um pequeno ponto de um sistema solar. E estamos falando apenas do nosso sistema solar, que é quase nada perto de outros sistemas. Mas essas outras comparações ficam para um outro tópico. Esse já deve fazer você pensar um pouco.
E agora, uma última imagem:



Olhe bem para esse ponto acima. A sonda Voyager 1, lançada em 1977, após passar por Saturno, se virou sua câmera para nós e tirou nossa foto. Sim, é a foto de nossa casa. Olhe bem e veja o grão de areia que nossa Terra é na imensidão do cosmos. E você as vezes se acha tão importante... Se nesse momento deixássemos de existir, não faria menor diferença para o resto no universo. Pense nisso...
Fique com um vídeo do grande Carl Sagan, sobre esse ponto que chamamos de Lar:


Nenhum comentário:

Postar um comentário